Adiantamento de Salário a Colaboradores

A habilidade de recrutar o colaborador ou funcionário certo sempre foi uma mistura de arte com sorte. Existe uma grande frase de um líder empresarial brasileiro que diz: toda vez que eu contratei um excelente profissional veio uma pessoa junto com ele.

E, ao analisar mais a fundo essa frase, a conclusão que se tira é: por mais excelentemente competente que o profissional seja, ele pode ter um comportamento ruim no lado pessoal. Estamos falando de: pontualidade, inteligência emocional, relacionamento com pessoas, pedantismo, dentre outros.

Um tema que sempre causa um desconforto entre o funcionário e o chefe/dono é a questão do adiantamento salarial. Trata-se quando o funcionário pede para que a empresa adiante parte, ou até mesmo a totalidade, de seu salário antes da data da folha de pagamento.

Diversas são as causas desse pedido do funcionário / colaborador. Se é alguém que iniciou as atividades na empresa há menos de 2 meses pode-se abordar o tema com mais gentileza e razoabilidade, pois o mesmo pode ter contraído dívidas devido ao período que ficou desempregado ou algum ente direto passou por uma emergência culminando na descapitalização ou até mesmo um investimento em uma mudança de residência para atender o novo emprego.

Agora quando o funcionário / colaborador já está há algum tempo na empresa e faz essa solicitação o tema tem que ser abordado com mais cautela e, caso a empresa atenda a solicitação, é extremamente recomendável que ela deixe bem claro qual a política para esses pedidos evitando que isso ocorra com frequência. Cabe também uma análise pessoal e profissional do solicitante. Em alguns casos o declínio da solicitação por parte da empresa é extremamente recomendável.

EMPREGUEI

«
»

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *