Brasil tem dados alarmantes sobre mercado de trabalho

Muito se fala sobre a crise e o desemprego, mas números recentemente divulgados pelo IBGE mostram que a forma como as Leis trabalhistas atuam hoje pode colaborar muito para que as empresas não consigam registrar seus colaboradores e os empregados não tenham os direitos garantidos pelas legislação.

Atualmente, quase 167 milhões de brasileiros possuem idade para trabalhar. Destes, quase 65 milhões estão fora da “força de trabalho”. Isso quer dizer que esses 64,6 milhões não fazem parte da população ativa, não pertencendo à divisão social do trabalho apesar de estarem aptos para isso.

Somente no setor privado, são 44,379 milhões de indivíduos trabalhando, mas destes 10,269 milhões não possuem carteira assinada. Quando alguém está fora da CLT, não tem direito a receber benefícios como férias e 13o salário, por exemplo. Além disso, é bastante comum que os empregadores não sigam os tempos obrigados por Lei de pausas e/ ou refeições, bem como o tempo de jornada diária e semanal.

Outro número que chama muito a atenção é o de pessoas que trabalham por conta própria. Os autônomos somam quase 22 milhões, acendendo um sinal de alerta para toda a população, de empregados a empregadores.

«
»

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *