Garçom: Conheça seus Direitos Trabalhistas

No Brasil, os Direitos Trabalhistas de garçons e garçonetes contam com algumas questões diferenciadas, que vão além do que é oferecido aos trabalhadores de outros setores. É bastante comum que existam variações de acordo com os sindicatos locais, mas questões básicas como a jornada de trabalho e tempo de descanso/ intervalo devem ser seguidos em todo o Território Nacional.

Todo garçom contratado (e não freelancer/ temporário), deve seguir as regras da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), que garantem que ninguém trabalhe mais de oito horas por dia e, que mesmo com horas extras, jamais ultrapasse 44 horas semanais. As horas extras podem ser de até duas horas por dia, mas precisam ser pagas ou revertidas em descanso por meio de um banco de horas.

Fique atento! Não são todos os locais que pagam adicional noturno. Embora obrigatório, muitos restaurantes e bares acabam burlando esta norma que defende que qualquer trabalho realizado entre às 22h e 05h conte como adicional noturno. Exija seus direitos!

Quer um emprego bom e que siga a CLT? Faça seu cadastro no Empreguei e confira as melhores vagas para você.

«
»

One comment on “Garçom: Conheça seus Direitos Trabalhistas”

  1. Elaine aparecida mergulhano santos disse:

    Trabalho a 4 anos e 3 meses de terça a sábado das 17:00 as 23:00 sem registro eu trabalho e no final da noite recebo a diária sem férias e sem decimo terceiro ele tem que pagar esses atrasados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *